7° ano
AVALIAÇÃO PARCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
· Leia os textos abaixo e responda as questões
O que fazer com o lixo?
O lixo doméstico pode ser
separado em dois grupos: o orgânico e o permanente.
O lixo orgânico inclui
papel, papelão, galhos, sementes, alimentos. Com o tempo, esse lixo se decompõe
e é absorvido pela natureza.
O lixo permanente inclui
vidros, latas, plásticos, e outros materiais que demoram muito tempo para serem
reabsorvidos: por exemplo, os pneus, as fraldas descartáveis, sacos plásticos, latas
de alumínio, etc.
O grande problema é o que
fazer com todo o lixo. Existem iniciativas que podem diminuir o problema.
Reduzir o problema do lixo.
Reutilizar objetos e
materiais.
Reciclar os materiais
usados.
Repensar o hábito de consumo
e desperdício.
Recusar produtos que agridam
a saúde e o ambiente.
01.Qual a finalidade
do texto "O que fazer com o lixo?" ________________________________________________
________________________________________________
02. Qual é o tipo do texto a cima?
________________________________________________
03. O que denomina-se lixo doméstico?
________________________________________________
04.
O significa a
palavra decompõe (l. 5 ) nesse contexto? ________________________________________
________________________________________________
05.
Escreva o
significado dos hormônios abaixo
acender ________________________________________
ascender _______________________________________
acento _________________________________________
assento ________________________________________
banco _________________________________________
banco _________________________________________
06. Escreva uma das palavras do parêntese para completar a
frase corretamente.
a) O homem está na
_________ depois de desrespeitar as autoridades. (sela/cela)
b) O __________ é um
utensílio que já foi muito utilizado na coleta de feijão de corda.(sexto/cesto)
07. Sublinhe os advérbios e locuções adverbiais presentes
no texto abaixo
"No Brasil, os idosos são
ignorados por uma grande parcela da nossa juventude, não se sabe o porquê da
mídia, das escolas e até de pessoas influentes na sociedade repetirem tal
frases "O jovem é o futuro do país", "O futuro está nas mãos dos
jovens", talvez esqueceram que mais dias menos dias os jovens
envelheceriam e também sofreriam desprezo, ainda hoje não valoriza-se os
conhecimentos de experiências vividas por nossos idosos".
08. Classifique os advérbios destacados nas orações abaixo.
a) Ele agiu ecologicamente
correto.
____________________________________________
b) Hoje é um bom dia para ficar aqui e dizer muito
obrigado.
________________________________________________________________________________________
c) Talvez faça frio amanhã.
___________________________________________
d) Sempre faz a mesma
coisa.
____________________________________________
09. Escreva o feminino das expressões abaixo
o boi ___________________________________
a criança
_________________________________
a cobra
__________________________________
o pato ___________________________________
o dentista
________________________________
a testemunha
_____________________________
o cavalo
_________________________________
o homem
_________________________________
o urubu
__________________________________
10. Indique a ralação de
sentido estabelecido por cada preposição destacada nas frases.
a) Neste final de semana vamos
à casa de Pedro.
___________________________________________
b) Paulo mora em Croatá.
___________________________________________
c) Rui saiu com a namorada.
___________________________________________
d) Cortou o galho da árvore com uma foice.
___________________________________________
Bom trabalho!
Um abraço,
Teacher Francisco Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário