terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EXAME DE LÍNGUA PORTUGUESA 6°ANO

EXAME FINAL LÍNGUA PORTUGUESA


·         Leia o texto e responda as questões a seguir.

Saudosa Maloca
Si o sinhô num tá lembrado, dá licença de contá,
é que onde agora está esse edifício arto,
era uma casa veia, um palacete assobradado.
Foi aqui, seu moço, que eu Mato Grosso e o Joca
construímo nossa maloca.
Mas um dia, nóis nem pode se alembrá,
veio os home co'as ferramenta:
o dono mandô derrubá.

Peguemo todas as nossas coisa
e fumos pro meio da rua apreciá a demolição...
Que tristeza que nóis sentia, cada tauba que caía,
doía no coração.

Mato Grosso quis gritá mas em cima eu falei:
- Os home tá co'a razão, nóis arranja outro lugá.

Só se conformemo quando Joca falô:
- Deus dá o frio conforme o cobertô.
E hoje nóis pega paia
nas gramas do jardim e pra esquecê,
 nóis cantemos assim:
saudosa maloca, maloca querida,
dim-dim donde nóis passemo,
os dias feliz de nossa vida.
Adoniran Barbasa
01. O texto Saudosa Maloca é do tipo
(A) descritivo.    (B) informativo.
(C) narrativo.     (D) argumentativo.

·         Leia o trecho
Onde agora está este edifício alto, era uma casa velha, um palacete assobradado.

02. Se substituíssemos a palavra destacada no trecho acima por construções, ficaria assim
(A) Onde agora estão estas construções alta, era uma casa velha, um palacete assobradado.
(B) Onde agora estam esta construções altas, era uma casa velha, um palacete assobradado.
(C) Onde agora estão estas construções altas, era uma casa velha, um palacete assobradado.
(D) Onde agora estão essas construções alta, era uma casa velha, um palacete assobradado.

03. Observe a concordância nas frases a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( F ) ainda não chegou os livros.
( V ) naquele dia, faltaram cinco alunos.
( V ) ainda restam quarenta ingressos.
( F ) naquela época, aconteceu fatos incríveis.
( F ) a distribuição das atividades ficam a critério do professor.

04. Há traços da linguagem oral em
(A) Júlia, amanhã é meu aniversário, conto com a sua presença, um abraço. Guilherme
(B) Paulo tô super a fim... só que tenho que falar antes com meus pais, né?
(C) o Brasil está se tornando um país mais velho, isso poderá ser um problema para previdência. Veja
(D) Há 50 anos o Nordeste não registrava uma seca quanto esta. Funceme
 
·         Leia a oração
O cientista disse que não choverá no Nordeste no próximo ano.             Funceme 28/11/2012  

05. As palavras e expressões que indicam tempo na oração acima são
(A) disse, choverá e cientista.
(B) disse, choverá e não.
(C) disse, choverá e no Nordeste.
(D) disse, choverá e no próximo ano.

06.  Em qual das passagens a seguir há coerência?
(A) "Quando abro o envelope, noto que não há nada escrito, e o mais engraçado é que não continha o nome da pessoa anônima que havia me enviado a e assinado carta."
(B) "Se um cachorro morder um homem, não é notícia; mas, se um homem morder um cachorro, isso será notícia."
(C) "Você de sagitário vai ganhar sozinho na loteria junto com todos os outros nascidos nesse signo."
(D) "Um filho único herdou sozinho a fortuna de seu pai, mas foi obrigado a dividir seus dois irmãos.

07. Quem tem medo de altura é uma pessoa que tem
(A) hipnofobia.     (B) zoofobia.
(C) acrofobia.        (D) hidrofobia.



08. Em qual das passagens abaixo há discurso direto?
(A) O filho disse para a mãe: - Eu não gosto de tevê.
(B) "Ela mandou dizer que esperava você lá"
(C)  A mãe disse que a menina estava ansiosa.
(D) Eles entraram na festa.

·         Leia o texto e responda as questões.

O que fazer com o lixo?
O lixo doméstico pode ser separado em dois grupos: o orgânico e o permanente.
O lixo orgânico inclui papel, papelão, galhos, folhas, sementes, alimentos. Com o tempo, esse lixo se decompõe e é absorvido pela natureza.
O lixo permanente inclui vidros, latas, plásticos e outros materiais que demoram muito tempo para serem reabsorvidos: por exemplo, os pneus, as fraldas descartáveis, sacos plásticos, latas de alumínio, etc.
O grande problema é o que fazer com todo o lixo. existem iniciativas que podem diminuir o problema.
Reduzir a produção de lixo.
Reutilizar objetos e materiais.
Reciclar os materiais usados.
Repensar o hábito de consumo e desperdício.
Recusar produtos que agridam a saúde e o ambiente.

09. A finalidade do texto acima é
(A) contar uma história engraçada.
(B) orientar a seguir regras.
(C) descrever o processo de reciclagem.
(D) convencer a reaproveitar o lixo.

10. Denomina-se lixo doméstico o lixo que é produzido
(A) no trabalho.
(B) nas ruas.
(C) em casa.
(D) no mundo.

Um comentário: